quinta-feira, 18 de fevereiro de 2016

Sinait e DS expõem no TRT fotos com flagrantes de trabalho escravo

Valdiney de Arruda, presidente do CIIT, participou da abertura da exposição

O Sinait e a Delegacia Sindical no Mato Grosso promovem a exposição fotográfica “Trabalho escravo: Auditoria-Fiscal do Trabalho, 20 anos resgatando a cidadania e a dignidade dos trabalhadores” de 15 a 19 de fevereiro no térreo do prédio das Varas de Cuiabá do Tribunal Regional do Trabalho (TRT) na capital mato-grossense. A exposição é composta por 32 fotografias com flagrantes de trabalho escravo de autoria do auditor-fiscal Sérgio Carvalho.

As obras foram captadas, no decorrer dos anos, durante as ações do Grupo Especial de Fiscalização Móvel (GEFM). As imagens retratam a realidade vivida pelos trabalhadores submetidos a condições análogas a de escravos: situações degradantes, ausência de proteção à segurança e saúde no trabalho, alojamentos sem conforto, banheiro, camas e locais para realizar refeições.

O Mato Grosso é o primeiro estado a receber a exposição, que seguirá ainda na próxima semana para o Rio de Janeiro e, ao longo de 2016, irá percorrer todas as capitais brasileiras.

De acordo com a delegada sindical do Sinait em Mato Grosso, Marilete Mulinari Girardi, a exposição fotográfica tem a finalidade principal de dar conhecimento à sociedade sobre situações degradantes vividas pelos trabalhadores que são caracterizadas como trabalho escravo. “A amostra é uma maneira de conscientizar e divulgar para a população os perigos de algumas relações de emprego. Esperamos dessa forma evitar que eles sejam enganados e a sociedade reconhecendo o risco também possa denunciar uma ocorrência parecida”.

Além disso, Marilete Girardi acredita que a exposição ainda divulga a atuação dos Auditores-Fiscais na defesa do trabalhador brasileiro. “É a nossa missão e atuamos energicamente pelo país para proteger e promover o trabalho decente”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário